Header Ads

Breaking News
recent

Você sabe qual é seu tipo de pisada?

Para quem corre, a escolha do tênis adequado é muito importante, pois é ele que vai amortecer o impacto gerado com o solo e auxiliar na estabilidade dos movimentos (controle biomecânico), assim como, evitar dores, desconfortos e lesões.


Esta semana fui pesquisar alguns tênis para corrida e novamente veio a dúvida, qual é mesmo meu tipo de pisada? Fiz uma rápida pesquisa e encontrei o excelente post da Fran Carrer. Gostei tanto que compartilho a seguir:



A 1ª dica é saber o formato do seu pé. Existem 3 tipos de formato:


Tipo pisada

Plano ou chato: a curvatura do pé, praticamente, não existe.


Normal: quando se consegue ver metade do arco. É o caso da maioria das pessoas, sendo o tipo mais comum do pé e é considerado um pronator normal.


Cavo: o arco do pé é muito elevado; se consegue destinguir apenas o calcanhar, e a esfera (maçã) do pé, deixando uma pegada com uma conexão estreita entre o calcanhar e a parte frontal do pé. Geralmente não tem grau de pronação suficiente para absorção de impacto.


Para descobrir qual é o seu tipo de pé, faça o teste do pé molhado: basta molhar o seu pé e pisar sobre uma folha de papel. No papel irá aparecer o tipo de sua pegada. Compare com os tipos acima e veja com qual a sua pegada mais se parece.



A 2ª dica é saber seu tipo de pisada. Existem 3 tipos:


Tipo de pisada

Pronada:  a pessoa tende a pisar com a parte mais interna do pé. Tênis ideal: "controle de movimento (motion-control)" - apresentam o solado mais plano e menos flexível, permitindo mais estabilidade e controle do movimento.


Normal (neutra): o peso é colocado primeiro sobre a lateral externa do calcanhar e, em seguida, sobre o dedão. Tênis ideial: "estabilidade (stability)" - geralmente tem um solado semi-curvo e oferece uma boa combinação de amortecimento, suporte e durabilidade.


Supinada: quando se pisa, principalmente, com a borda externa do pé. Tênis ideal: "amortecimento (cushion)" - apresenta ama sola mais macia, para aumentar o amortecimento e a flexibilidade.


Para saber seu tipo de pisada, pegue um tênis já bem usado e verifique a zona de desgaste no solado dele.


Tipo de pisada



A 3ª e última dica: compre seu tênis de corrida um número maior que os convencionais.


Segundo o gerente de calçados da Asics Brasil, Leandro Moraes, é aconselhado aos corredores que utilizem um número maior de tênis, pois durante a corrida os pés tendem a inchar e, caso o calçado esteja justo, você pode ter ferimentos e bolhas nos dedos ou ainda algum tipo de machucado nas unhas.


É importante também que o atleta experimente o calçado antes de comprá-lo porque cada marca esportiva possui um formato diferente de tênis. O tamanho 42 da Asics, por exemplo, pode ser grande se comparado ao 42 da Mizuno.


Capriche na escolha do seu tênis e bons treinos!!!"


Fonte: Franciele Carrer

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.