Preparação off-road para Tracker e Suzuki Gran Vitara
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Desde já, informo que a maior parte destas informações foi retirada da internet, em especial do Fórum 4x4 Brasil. Aproveito para agradecer aos usuários Chuva, LFC e Alexandre Mello por compartilharem tantas informações de qualidade.
Preparação sugerida
Lift
Nada mais é do que a elevação do carro através de calços, normalmente nas molas e amortecedores, mas também pode ser na carroceria. Tem de várias medidas, as mais populares são: 1'', 1,5'' e 2''. O lift de carroceria é recomendado para quem quer fazer uso mais extremo do veículo, pois exige diversas adaptações mecânicas e também prejudica o desempenho do veículo em condições normais (asfalto).
No caso do Tracker, que não é um carro alto, para fazer trilhas leves e médias é bastante recomendável o lift de 2” nas molas. Assim, o carro ficará mais alto em relação ao solo, reduzindo as chances de bater o fundo em obstáculos, melhorando o ângulo de abordagem e ainda permitindo o uso de pneus mais robustos, com medidas superiores às originais (originalmente, a suspensão do Tracker limita a medida do pneu ao 235/60/R16). Se o seu objetivo é realizar trilhas de nível médio e pesadas o ideal seria o lift de 2” + 2” (molas e carroceria).
Para fazer o lift são vendidos kits próprios para cada carro. Duas marcas bastante populares são RC 4x4 e Alternativa 4x4.
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É aconselhável aproveitar e trocar os amortecedores por um modelo mais alto e rígido, ao invés de utilizar os espaçadores que acompanham os kits. O modelo mais utilizado é o de Opala, que não requer outras adaptações. Existem diversos relatos de trilheiros que empenaram a traseira ou amassaram o capo do veículo por causa de pancadas fortes. Com o lift, o carro ficará mais alto e após uma rampa ou lombada pode retornar com muita força. Isso ocorre porque os amortecedores originais são muito macios.
A “receita” mais popular é:
- Dianteira: calços do kit com amortecedores originais ou amortecedores V6
- Traseira: molas traseiras do Opala 4cc (69 a 79, ECHE 07) sem calço com amortecedores da Omega Suprema (Cofap GBL 1024).
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Seguindo esta combinação você deverá ganhar uns 5cm de altura em relação ao solo, podendo chegar a 8cm com a troca dos pneus por medidas maiores (235/70 ou 225/75 ou 70). É importante realizar o lift antes da troca de pneus. Assim, você terá mais opções de medidas para escolher.
Ressalto que existe a possibilidade de quebras constantes de bielas, terminais de direção e braços axiais. Portanto, procure um bom profissional para realizar as instalações e adaptações necessárias.
Pneus off-road
Escolher o pneu para a prática do off-road é sem dúvida um desafio, uma vez que não existe pneu perfeito para todos os tipos de terrenos. Muitos são os detalhes que devem ser levados em conta. Devemos procurar fazer escolhas que otimizem o desempenho do jipe de acordo com o uso que pretenda dar a ele. Acredito que seja o item onde a melhoria de performance será notada mais facilmente. Basicamente, podemos dividir os pneus off-road em 3 tipos:
- 50% asfalto e 50% off-road: conhecido por A/T, All Terrain ou mistos. É a escolha ideal para quem usa o veículo on/off-road, permitindo realizar quase todos tipos de trilhas. Oferecem ótima tração, boa proteção contra cortes e bom poder de frenagem. Deixam um pouco a desejar na questão do consumo e do conforto se comparados com os 10/90. Exigem cuidado no piso molhado. Exemplo: BF All Terrain.
- 100% off-road: conhecidos por Mud, são desenhados exclusivamente para uso fora de estrada. Oferecem excelente tração (inclusive na lama), proteção contra cortes e razoável poder de frenagem. Entretanto, aumentam o consumo de combustível, não são confortáveis e costumam fazer muito barulho quando usados no asfalto. Exemplo: BF Mud KM 2.
- 90% asfalto e 10O E 10% off-road: estes pneus são recomendados para quem pretende utilizar o veículo na cidade e ir para o sítio aos finais de semana, seu desenho é bem parecido com os convencionais. Em condições ideias (sem barro, areia ou pedras soltas) podem realizar trilhas leves. Oferecem excelente performance no asfalto, grande poder de frenagem, muito conforto e baixo ruído. Porém, possuem baixo desempenho off-road e resistência regular. Exemplo: BF Long Trail.
Após o lift, a medida mais indicada para o Tracker é 235/70 e 225/70. Aparentemente, os General Grabber AT2 são a melhor opção na relação custo x benefício. Segundo informações encontradas em fóruns, sua autonomia seria na casa dos 90.000km. No quesito performance, vitória fácil para os BF All Terrain e BF Mud KM 2. Porém, o preço é bem salgado. Autonomia na casa dos 80.000km.

Modelos recomendados:
- BF Goodrich All Terrain A/T
- BF Goodrich KM2 MUD
- General Grabber AT2 (fabricado pela Continental)
- Yokohama G12
- Maxx 771 Bravo A/T
- Toyo Open Country
- Yokohama Geolandar A-T/S
- Goodyear Wrangler SR/A
Lembramos que os pneus originais são: 225 e 235/60/16 = 27,1”. Logo 67,64 cm de altura. O usuário Chuva, postou em 24/03/2014, no fórum 4x4 Brasil a tabela abaixo que facilita a escolha dos pneus ideais para o Tracker, vejamos:
MEDIDA | ALTURA | ADAPTAÇÃO | RESULTADO |
215/70/16 = 27,9 | 70,74cm | Muda pouco, apenas estético | |
225/70/16 = 28,4 | 72,14 cm | Pega às vezes no fim de curso | |
215/80/16 = 29,5 | 75,04 cm | Lift 2" | Não pega em nada, mas pneu estreito |
225/75/16 = 29,3 | 74,39 cm | Lift 2" | Pega na longarina |
235/70/16* = 29,0 | 73,54 cm | Lift 2" | Ideal, não pega em nada. Não tem necessidade de espaçadores de roda |
235/75/16 = 29,9 | 75,89 cm | Lift 2" + BodyLift 2" | Não pega em nada, mas mto caro |
245/70/16 = 29,5 | 74,94 cm | Lift 2" | Pega muito na longarina |
255/70/16 = 30,1 | 76,34 cm | Lift 2" + BodyLift 2"+ diversos ajustes | |
235/85/16 | 80,59 cm | Sem chances |
Proteções inferiores
É recomendável a instalação de peito de aço, protetor de cambio e protetor de tanque. Há quem diga que entre estes, o de menor importância seria o do tanque, pois já vem com um de fábrica. Porém, este ponto é controverso, já que o original é bem frágil, sendo comparado a latinha de cerveja. O modelos desenvolvidos para uso fora de estrada, normalmente, são fabricados em chapas de aço de 3 ou 4mm, o que acrescenta algum peso ao veículo, mas protege bem. Existem modelos em alumínio, mas não são muito populares no meio off-road, devido à fragilidade. Em média os preço são: peito de aço R$300, protetor de câmbio R$350 e protetor tanque R$300. Boas marcas: RC 4x4, New Track, Todo Terreno e Tecnotrilha.
Estribo ou Rockslider
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O uso do estribo não é uma unanimidade, pois você acaba perdendo os preciosos centímetros ganhos com o lift. Uma alternativa interessante são os Rockslider, que oferecem proteção sem perder altura. De qualquer maneira, existem argumentos prós e contras. Vi a poucos dias um modelo de Rockslider fabricado pela Tecnotrilha que me agradou muito.
A fixação inferior do amortecedor gbl1024 deve ser adaptada sim! Basta utilizar um tubo para compensar a diferença de diâmetro entre o furo e o parafuso.
ResponderExcluirVou colocar pneu 235/70 r16 GENERAL. Com suspensão de 2". Será que vai pegar os pneus? Abraços
ResponderExcluirCaro Roberto, perdoe-me pela demora na resposta, estava viajando. Acho a sua escolha digamos que a melhor na relação custo x benefício. Quando for trocar os meus pneus colocarei o mesmo. Pelo que li, acredito que pegará um pouco ao esterçar completamente, mas nada demais. A solução de qualquer maneira parece ser simples, bastaria instalar espaçadores ou alargadores de roda da AVM.
ResponderExcluirObrigado pela informação, irei atualizar o post. No meu carro acabei colocando apenas os calços de 1" por enquanto, então não sei maiores detalhes sobre o GBL1024.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFabio boa tarde!
ResponderExcluirRealizei a elevação da suspensão em 2" e coloquei os pneus 235/70 r16. Não está pegando em nada ao virar a roda.
abraços
Obrigado pelo retorno Roberto. Irei acrescentar seu comentário na postagem. Depois me conta como tá o desempenho do seu tracker. Devo estrear os ups do meu neste fds. Abs
ResponderExcluirFala aí Foscketti, blz?aqui é o Guilherme da SRMG selog , to visitando seu blog pra saber mais sobre a tracker, pois estou com uma na ponta da agulha pra comprar. Vc continua com a mesma opinião após um período maior de uso? Vou deixar meu contato e se der manda um wapp pra mandar contato direto. Valeu, um abraço. 31 86972008 (se aparecer dois comentários parecidos aí, é pq eu to aprendendo a mexer no seu blog ainda)
ResponderExcluirFabio,
ResponderExcluirBoa noite. Estou pesquisando muito na internet a respeito de colocar o lift de 2" no meu Vitara 4 portas.Alguns trilheiros de Vitaras recomendam colocar o que você mencionou acima para trilhas leves porém, outros dizem que o melhor é deixar as molas e amortecedores dianteiros e traseiros originais e colocar apenas o kit. A minha preocupação é perder a estabilidade do carro nas rodovias pois usarei-o para viagens também. Você tem experiência nisto para opinar?
Caro amigo, perdoe-me pela demora na resposta. Estava realizando o Caminho da Fé à pé, só agora estou colocando minha vida em ordem. Minha experiência em 4x4 é bem limitada ainda. Como tinha a mesma preocupação que vc, acabei optando por colocar apenas os calços de 1" (conforme: http://www.mundooutdoor.blog.br/2014/09/preparacoes-realizadas-no-tracker-para.html). Utilizo meu tracker muito mais em estradas do que fora delas. Com o lift de 1" senti o carro mais firme, as molas eram mto moles, agora trabalham mais esticadas. Foi uma surpresa agradável, definitivamente não ficou tão alto como eu gostaria, mas tá me atendendo mto bem.
ResponderExcluirGalera do site. Obrigado pela dica. Acabei de economizar 1.200 com a matéria. Valeu
ResponderExcluirÉ sempre um prazer ajudar. Forte abraço e boas aventuras
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirFabio,
Gostaria de dividir com o você e o pessoal do blog..... Minha Tracker finalizei com lift de 2" + 2" Body lift, estou com os pneus 235 / 70 r16, alargadores de Rodas para-choque de ferro + guincho warn 10k.
Apos a instalação do para-choque + guincho pesou muito a frente ocasionando final de curso da suspensão em lombadas...... solucionei trocando as molas dianteiras pelas molas traseiras da KIA BESTA GS 16 lugares.......instalei as molas sem os calços, e a suspensão esta incrível....totalmente estável e firme porem macia....ficou show eu recomendo.
Abraços
Bom dia Roberto, mto obrigado por compartilhar com a gente a sua preparação. Sua VTR deve ter ficado bruta demais, parabéns. O uso das molas da KIA BESTA é novidade pra mim. Se puder nos enviar uma foto de seu carro usaremos para ilustrar o post. Nosso email é: mundooutdoorbrasil@gmail.com. Forte abraço
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