Header Ads

Breaking News
recent

HIKING NO MORRO DO ELEFANTE, MATEUS LEME/MG


MATEUS LEME
É um município mineiro localizado a 61km da capital e a 62km de Divinópolis/MG, onde vivo atualmente. É o local de instalação do 1º radar meteorológico de Minas Gerais. Seu desenho lembra a Taça da Copa do Mundo.


Encontram-se no Morro de Mateus Leme vestígios de antigos aquedutos e lavrados, indicando um trabalho vultoso de mineração aurífera no local... O Pico do Itatiaiuçu também está localizado em Mateus Leme, com renome nacional, mede 1465 metros e seu solo guarda uma incalculável riqueza mineral composta de hematitas, manganês, congo...

NOSSO TRAJETO

Tivemos como base o tracklog do usuário “LEANDROCTE” disponível no WIKILOC. Porém, após analisar a região no Google Earth constatei que haviam algumas cachoeiras. Sendo assim, adicionei um novo trecho ao tracklog dele pois não poderia deixar de conhecê-las e, claro, compartilhar aqui.

Nosso ponto de partida foi a IGREJA MATRIZ, onde estacionamos o carro. De todo a cidade é possível avistar o topo do morro, o que facilita a navegação.

IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO MATEUS LEME

Descemos a rua e viramos a 2ª à esquerda, passamos em frente à ESTAÇÃO FERROVIÁRIA, atravessamos a linha férrea e seguimos direto.

 ESTAÇÃO FERROVIÁRIA MORRO DO ELEFANTE MATEUS LEME

Este inicia ainda é plano e passa por vários casarões bem antigos, que provavelmente datam da época da exploração do ouro. Mais à frente, deixamos a estrada e pegamos uma trilha (famosa trilha do Downhill) do lado esquerdo. Caminhar por trilhas é sempre mais agradável, estávamos protegidos do sol e o clima era bem mais agradável. O trecho inicial é de terra batida, bem fácil de seguir.

CASARÃO MORRO DO ELEFANTE MATEUS LEME

Ao longo encontramos diversos tipos de frutos do cerrado: pequi, jatobá, figo, entre outros.








PC040025PC040022

Após aproximadamente 2km a trilha fica mais íngreme e com muitas pedras soltas o que exige atenção redobrada. Ao final da trilha de DH, já a beira da estrada existe um banco. Oportunidade boa para dar uma descansada, tirar fotos e alimentar.

TRILHA DOWNHILL MORRO DO ELEFANTE MATEUS LEME

A partir deste ponto seguimos pela estrada por pouco mais de 1km até encontrar, do lado direito, a entrada de uma trilha bem limpa e acentuada que leva às antenas. Este trecho é bem pesado, mas o visual faz todo o esforço valer à pena. Ela termina na Capelinha, outra oportunidade para fotos, hidratação e curtir a paisagem. Deste ponto tem-se uma vista 360º da região, inclusive a Pedra Grande de Igarapé.

CAPELINHA MORRO DO ELEFANTE EM MATEUS LEME

Daqui partimos em busca das cachoeiras. Seguimos pela estrada que passa em frente à Capelinha até uma porteira. Existe uma placa proibindo a entrada e informando ser área de preservação ambiental. Infelizmente tivemos que ignorá-la, mas a
penas porque temos consciência de não depredar, de não deixar lixo e preservar os locais visitados.

PC040041

A trilha neste trecho é mais aberta e o sol incomoda. Inicialmente plana, logo passa a uma descida acentuado seguindo em direção à BR262. Já próximo do leito do rio entramos em uma área arborizada. Na medida que vamos nos aproximando o barulho de agua vai se intensificando, sinal que estamos no caminho certo.

A primeira queda d’agua é baixinha, mas possui uma excelente área para camping. Infelizmente, havia muito lixo no local, um verdadeiro desrespeito à natureza. A placa lá em cima não era por acaso.

PC040042

Preparamos nossa refeição, descansamos um pouco e fomos explorar as outras quedas. O volume de água é baixo, mas a cachoeira na sequência é bem alta. Seguimos uma trilha muito difícil do lado direito, em vários momentos sendo necessário usar 3 apoios. No final tem uma pequena piscina natural bastante convidativa.

CACHOEIRA MORRO DO ELEFANTE EM MATEUS LEME

Tudo visitado, é hora voltar, e em passo acelerado porque o tempo estava fechando. A trilha da cachoeira é muito difícil, praticamente uma escalaminhada, depois fica mais tranquilo. De volta a Capelinha, refizemos o mesmo caminho da ida (trilha do DH). A descida acentuada força muito os joelhos. Para ajudar a sobrecarga de peso é aconselhável o uso de um bastão de caminhada.

Se você gostou de passeio e pretende realizá-lo, não deixe de baixar nosso tracklog que está disponível no WIKILOC (basta clicar na figura abaixo).

LOGO WIKILOC 1

ATRATIVOS (O QUE FAZER)


TREKKING NO MORRO DO ELEFANTE: este era o objetivo de nossa viagem. Sempre que viajo para Belo Horizonte/MG fico observando maravilhado aquelas montanhas que, como o próprio nome sugere, tem o formato de um elefante (altitude de 1.253,4 metros). No topo existe uma pequena capela e diversas antenas de rádio e tv. Segundo informações a área é usada como rampa para decolagem de parapente. Em uma de suas faces existe um rio com cachoeira bem alta (parece chamar CACHOEIRA DO ELEFANTE). No local, também existe uma pista para DOWNHILL (modalidade do moutain-bike que consiste na descida de grandes morros).

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA: inaugurada em 01/07/1911, incialmente fazia parte da linha BELO HORIZONTE - GARÇAS DE MINAS, funcionando até hoje para cargueiros. Esteve abandonada, mas foi recentemente restaurada e hoje é um dos cartões postais da cidade.


IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO: “A Igreja Matriz de Santo Antônio é uma obra de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Foi construída toda em pedra, medindo suas paredes 1 metro de espessura. Sua idade é estabelecida por uma lesa de pedra em sua fachada, onde lê-se o ano de 1766... Em 1976 a igreja foi parcialmente restaurada pelo instituto Estadual Do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA)... Em 1977 o mesmo órgão tombou a edificação como reconhecimento do seu valor histórico e arquitetônico para a preservação da cultura nacional.” No dia de nossa visitação estava fechada. Pudemos visitar apenas uma capelinha que fica anexo e observar seu interior por entre as grades.

ONDE COMER


Levamos nosso kit básico de cozinha e preparamos o já tradicional cup noodles durante o trekking. Este tem sido nosso almoço nos últimos passeios. De volta ao carro a sugestão é repor as energias com um delicioso açaí na PLANET AÇAÍ.

PC040060

Se ainda estiver com o fome, ou não gostar de açaí, a dica é parar na LANCHONETE FORMIGA DOCEIRA, que fica na rodovia (seguir sentido Divinópolis por 3km). Experimente o suco de milho e coma um pão de queijo com pernil, imperdível. Oportunidade boa também para comprar pamonhas e mingau de milho verde, e levar para a família.

PC040065

ONDE FICAR


Como moramos a poucos quilômetros de Mateus Lemes, optamos por dormir em casa. Mas pesquisando na net encontrei o HOTEL FAZENDA RECANTO AZUL que parece ser uma ótima opção.
Endereço:
Estrada das Lagoas, 51, Condomínio Portal Serra Azul - Mateus Leme/MG
Telefone:
31 3129-4977

O QUE LEVAR (CHECK-LIST P/ TRILHAS SEM PERNOITE)



4 comentários:

  1. Caros Fábio e Viviane,

    Corri aqui para ler o relato e gostei bastante: prático, objetivo e com dicas completas.
    Parabéns pela pernada. A Serra do Elefante é um local que gosto muito, a lamentar somente a constatação do lixo, um problema que às vezes penso ser insolúvel...
    E também parabéns pelo Blog, é sempre bom compartilharmos relatos, ideias e ações. Continuarei explorando, pois gostei muito!

    Abraços, bons ventos pra vocês!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo comentário Francisco, nos motiva a continuar escrevendo. Esse blog é nossa pequena colaboração à comunidade pela quantidade de boas informações, como o seu blog, que encontramos na net hoje em dia. Sem dúvida essa ajuda mútua é essencial para o crescimento do turismo de aventura. Espero tbm que consigamos conscientizar algumas almas. Estivemos no Parque do Paredão, em Guapé neste fds. Lá constamos que houve uma grande melhoria neste sentido.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Fábio,
    Parabéns pelo post.
    Cheguei ao seu post através do 4x4, estou buscando informações para comprar uma tracker, vi sua experiência recente e me animou. rs
    Como sou de Juatuba, seu post sobre Mateus Leme me chamou a atenção. Fazem 20 anos que subi a serra a primeira vez e já uns 10 que não volto lá.
    Depois daquela cachoeira, há outra que tem um belo posso onde é possível nadar. Mas, é aquela coisa, propriedade particular!
    Gostaria de sugerir a possibilidade de ter carregado o lixo. Sei que vcs estavam distantes do carro, mas, ter deixado para trás, não ajudou.
    No mais, parabéns pelo site e pelo Cabuloso!
    Luiz

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo
    Meus pais se mudaram para Mateus Leme a alguns meses, ( compraram um supermercado lá ) fui pesquisar sobre cachoeiras e achei seu blog, fiquei muito feliz pelas dicas completas que aqui estão expressas, são de grande ajuda, pode ter certeza que refarei o caminho por vocês trilhado e irei comentar aqui sobre suas dicas, obrigado pelo post e POR FAVOR, continuem com esse BLOG muito bacana!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.