FACA DE PESCOÇO MUNDO OUTDOOR NECK BY FASB
Também é conhecida como Eskabar, seu design incorpora a empunhadura da Esee Izula com a lâmina da Kabar BK 11. Simplesmente a junção perfeita do melhor de duas facas fantásticas. Porém, esta é fabricada por um dos cuteleiros mais famosos do Brasil, o mestre Fábio Souza, da FASB, especialista em facas militares e de sobrevivência.
[caption id="" align="aligncenter" width="1280"]
Especificações da Neck
- Comprimento total: 18 cm
- Comprimento de lâmina: 9,5 cm
- Espessura: 5mm
- Peso: 200g (com bainha e talas)
- Aço: 6150c (dureza 58 a 59 hockwell)
- Bainha: Kydex (tek lok opcional)
- Punho: Micarta (ou paracord)
Design
Seu desenho definitivamente lembra muito a irmã BK 14. A lamina full tang (monobloco) possui desbaste full flat com afiação convexa. O acabamento é em teflon preto fosco texturizado para proteção. É fabricada em aço carbono 6150c, o que garante resistência e facilidade de afiação. O perfil drop point é muito versátil permitindo usos diversos. A lâmina forma uma guarda que trava bem a mão, evitando que os dedos avancem sobre o fio.
Atenção: é recomendado manter a lâmina sempre oleada para evitar ferrugem, especialmente o fio e a logo, locais onde o aço fica exposto.
Empunhadura
Originalmente, sua empunhadura é uma amarração especial utilizando "paracord" ao redor do cabo (confira aqui como fazer). A vantagem em usar com o "paracord", é que você sempre terá à mão uma boa quantidade de cordame. Em uma situação de sobrevivência, você poderá confeccionar outros itens importantes, como: bow drill, linha para pesca, abrigo... Como já utilizo uma pulseira de sobrevivência, solicitei ao Fábio a adição de talas em micarca cinza (R$40,00 extra), o que melhorou consideravelmente a pega. Possui passante para lanyard.
Bainha
Algo que gostei muito nesta faca é sua bainha. Confeccionada em kydex, além do tradicional uso no pescoço, permite a adição de um Tek Lok (R$40,00 extra) para usá-la no cinto, tanto na vertical como na horizontal. Com o Tek Lok, também é possível fixá-la em sistemas MOLLE e em alças de mochilas. Se preferir, pode utilizar os furos para passar algum cordame e criar presilhas para o cinto. Destaco ainda que a bainha tem boa retenção.
Nossa avaliação
Considero esta peça uma verdadeira faca de sobrevivência em miniatura. É praticamente uma BK2 das facas de pescoço. Afinal, foi concebida pra aguentar usos extremos. Seus 5mm de espessura passam bastante confiança ao realizar tarefas mais pesadas. Apenas como referência, esta é a mesma medida da Cold Steel SRK e da Kabar BK 9. Com uso do Tek Lok (clip para cinto) a faca ficou bem mais versátil.
Atenção: particularmente, acho arriscado colocar algo ao redor do pescoço durante atividades outdoors. Porém, se você deseja usá-la como neck-knife, evite o "paracord". Dê preferência para materiais que você consiga arrebentar em uma situação de emergência.
Prós
- Robusta
- Fio bastante afiado
- Acabamento impecável
- Versátil
- Empunhadura agradável
Contra
- Dorso arredondado
Proposta de uso
Inicialmente minha ideia é acrescentá-la ao meu EDC (Everyday Carry, kit para sobrevivência urbana). Assim, terei sempre à mão uma faca "full tang" sem ter que carregar um peso excessivo. Além disso, nas incursões no Mundo Outdoor, considero ela uma excelente companheira para laminas maiores como a BK9 ou um facão Tramontina, formando um belo conjunto. A lamina grande fará o trabalho pesado e a BK14 os delicados, como: entalhes, confecção de gatilhos e até mesmo preparo de alimentos.
A quem recomendo
Este é um estilo de faca que recomendo a todos. Na minha opinião, o item mais útil de um EDC é uma boa lamina. Se você já tem o hábito de carregar um canivete no bolso, porque não colocar esta faquinha na mochila? Lembre-se: prepare-se hoje, sobreviva amanhã.
Nenhum comentário: