Header Ads

Breaking News
recent

FACA DE SOBREVIVÊNCIA COLD STEEL SRK, A MELHOR DO MUNDO?

Operações de sobrevivência e resgate demandam uma faca versátil e capaz de suportar os abusos mais extremos. A Cold Steel SRK, abreviatura para Survival Rescue Knife, foi projetada com este propósito em mente. Sua lamina full tang, possui design clip-point simples e poderoso, com desbaste parcial flat grind. Para protegê-la dos elementos é revestida com um tipo de teflon chamado Tuff-ex. É considerada um dos maiores sucessos de venda da empresa e uma das facas de sobrevivência mais desejada de todos os tempos.



Especificações



  • Comprimento da lamina: 15 cm (6")

  • Comprimento do punho: 12cm

  • Comprimento total: 27,5

  • Material da lamina: AUS8A Japonês (Stainless w/ Black Tuff-Ex™ Finish)

  • Espessura da lâmina: 0,5cm (3/16")

  • Punho: Kray-Ex™

  • Bainha: Secure-Ex®

  • Peso: 232g (apenas a faca) ou 330g (com a bainha)


Design


Assim que tirei da caixa fiquei impressionado a qualidade do acabamento, seu projeto elegante, a sensação de solidez, e o fio extremamente cortante. Os modelos originais eram fabricados em Carbon V. Hoje, são fabricadas em AUS8 e San Mai III. Escolhi o modelo em AUS8 exclusivamente por ser um pouco mais barato. Segundo relatos encontrados na internet, a SRK atual tem desempenho semelhante à famosa versão antiga. O aço é bastante resistente, mantendo o fio por muito tempo, não tem problemas com ferrugem e é fácil de ser afiado. O design clip-point é uma boa opção para uso tático/combate, o que a torna mais versátil. O desbaste parcial flat grind é excelente para atividades outdoor como processar madeira para fogueira e construção de abrigos. O ricasso permite uma pegada mais próxima do fio, indicada para trabalhos mais delicados como os entalhes.


SRK1



Empunhadura


O punho (Kray-ex) é bastante agradável, proporcionando uma pegada aderente mesmo quando molhado. Possui uma pequena guarda para proteger a mão do fio. Apesar do metal estar inserido no cabo, ela é uma legítima full tang, como comprava a imagem abaixo encontrada na internet. Não tem aço exposto no pomo, mas é capaz de receber pancadas se for necessário, mas deve ser evitado.


SRK TANG

Bainha


A bainha confeccionada em material parecido com kydex (Secure-ex) é extraordinária e muito versátil. Possui 2 formas de retenção, podendo ser utilizada várias posições. A presilha em nylon permite colocar e retirar a faca do cinto sem ter que removê-lo. Os furos laterais podem ser usados para fixar sistemas como o MOLLE. e o Tek-loc, ou mesmo para acrescentar algum bolso. Ainda, pode ser configurada para saque com a mão direita ou esquerda.


SRK



Nossa avaliação


Como de costume, sempre que estou pesquisando um novo produto, gosto de ver sua avaliação no site da Amazon.  Lá, a SRK recebeu nota 4.4, sendo a máxima 5. Na minha avaliação ela recebe nota 4.5, afinal tem algumas deficiências.



A SRK é, na minha opinião, a melhor faca para sobrevivência do mundo se considerarmos seu preço. Desconsideramos a questão do custo x benefício, minha primeira opção seria a Esee 6, seguida pela Falkniven S1, irmã gêmea da SRK. Custam o dobro, porém não são 2x melhores, na minha opinião, ok?


Atenção: eu testo minhas facas utilizando-as, mas quem quiser ter uma ideia da surra que a SRK é capaz de aguentar, sugiro que assista: “Cold Steel SRK, what can it take?” e tire suas próprias conclusões.



Prós



  • Full tang

  • Tamanho e peso ideal

  • Bem balanceada

  • Bainha versátil

  • Punho aderente

  • Versátil e resistente


Contra



  • Aço não exposto no pomo

  • O espigão não segue o mesmo formato do cabo


Proposta de uso


A SRK é a reposta perfeita para a pergunta: se você tivesse que levar apenas uma lâmina, qual seria? É uma clássica faca de sobrevivência. Considero seu tamanho, peso e design ideais para a esta finalidade. Nos EUA utilizam a expressão: jack of all trades master of none, ou seja, é competente em muitas tarefas, mas não é excelente em nenhuma. É exatamente assim que a vejo, uma faca muito versátil, capaz de sair bem em várias tarefas e robusta o suficiente para suportar os mais extremos abusos.



A quem recomendo


Para militares/policiais/bombeiros e os amantes do Mundo Outdoor que realmente levam sua segurança a sério.



banner mundo outdoor

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.