Preparações off-road para meu Tracker
Sempre tive o sonho de comprar um veículo 4x4. Há alguns meses pude realizá-lo. Após muuuita pesquisa, adquiri um Gm Tracker 2008, com aproximadamente 70.000km, em ótimo estado de conservação. Com poucos dias de uso já estava apaixonado, coisa que não senti com meus últimos 2 veículos, mesmo sendo ambos comprados zeros. Tenho me perguntado: como não comprei um deste antes? Mas vamos ao que interessa.
Para quem pretende utilizar seu carro em aventuras pelo Mundo Outdoor, algumas preparações prévias são recomendadas. Estas visam melhorar a performance fora da estrada e proteger seu fiel companheiro. Há pouco tempo escrevi uma postagem sobre este mesmo assunto. Porém, hoje falarei sobre o que realmente foi realizado e a justificativa.
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Atenção: nosso leitor Luiz, relatou em dez/14 que após o lift de 1” e utilização do Tracker em algumas trilhas a homocinética estragou.
A primeira coisa que devemos ter em mente é que não existe uma “receita de bolo”. Cada um de nós tem um rotina, com necessidades específicas e propostas de utilização diferentes. Sugiro analisar cuidadosamente pelo menos os seguintes quesitos:
1- Qual o principal propósito de utilização?
2- Quanto está disposto a investir?
3- Este é seu carro para o dia-a-dia?
Pare, pense e responda. Feito isso, você poderá começar a delinear as preparações que melhor atenderão as suas necessidades. Lembre-se, as minhas podem e provavelmente serão diferentes as suas. Mesmo assim, podem te ajudar.
Minhas respostas foram:
1- Pretendo utilizar a viatura para fazer passeios (quem sabe até alguma expedição) por estradas de terras (Serra do Cipó, Lavras Novas, Serra da Canastra...) e trilhas leves. A maioria das trilhas pretendo continuar fazendo de bike ou a pé. O carro seria, na verdade, utilizado mais no deslocamento para estes locais, do que nas trilhas propriamente ditas.
2- Inicialmente estava disposto a investir até R$3.000 nesta primeira etapa da preparação.
3- Sim, este é o carro que usarei diariamente em ambiente urbano.
Diante da minha real necessidade, percebi que não precisava de nada muito radical. Revisei os levantamentos iniciais que havia realizado quando da escolha do Tracker. Voltei ao Fórum Brasil 4x4, li bastante coisa boa e conversei com alguns proprietários que já quebraram a cabeça (e os bolso) para preparar suas viaturas. Só então, a seguinte preparação foi implementada:
Lift
Inicialmente a ideia era instalar os populares kits de 2" da RC e trocar os amortecedores para os Cofap GBL 1024. Porém, em conversa com o pessoal da Caminho das Pedras (loja de BH especializada em off-road), fui convencido a instalar apenas os calços de 1" (2,5cm) da marca Todo Terreno, confeccionados em borracha lonada. Porque? Com os calços de 1" eu já ganharia alguns valiosos centímetros sem ter que fazer mudanças bruscas no carro que afetariam o desempenho no uso cotidiano. Achei uma opção ótima também pela questão do custo, paguei apenas R$110 nos calços e mais R$150 na instalação. Logo, apenas R$260. O kit de 2" com a troca dos amortecedores não sairia por menos de R$1.000.
A instalação realizei na Otto Brasil Amortecedores (31-3371-0059), por indicação do pessoal do Fórum. Fiquei muito satisfeito com o serviço deles. Nas oficinas "famosas" de BH (Paraná Motors e Edmur) o orçamento foi de R$350.
Proteções inferiores
O recomendado é instalar pelo menos peito de aço e protetor de cambio. Preferi não arriscar e instalei também o protetor de tanque. Imaginei o seguinte cenário: acertar uma pedra mais pontiaguda ou mesmo um galho em alta velocidade e acabar furando o tanque. Ficaria sem combustível no meio do mato, muitas vezes sem sinal de celular, teria que pagar um guincho especializado (não sei se a seguradora ofereceria tal serviço), perderia o tanque e o protetor... conclusão: R$390 é muito barato para economizar.


O melhor preço que encontrei foi definitivamente o da RC 4x4 vendido on-line pela Gama 4x4, por mais estranho que isso soe. Pagando à vista em boleto (7% de desconto) os 3 ficariam em R$786,00. Porém, teria que acrescentar mais R$205 de frete. Acabei optando por comprar na Tecnotrilha (oficina especializada em BH que fabrica seus próprios protetores). Consegui fechar à vista por R$1200,00, incluso instalação. Acho que foi uma ótima escolha, afinal os protetores deles são de excelente qualidade e ainda evitei surpresas desagradáveis, como por exemplo, receber o modelo errado ou mesmo ter que ficar brigando para enviarem.
Outras melhorias
Troca de velas: conforme sugestão do Fórum, troquei pelas Iridium NGK BKR6EIX11 compradas no Ebay por U$27. Chegaram em menos de 2 meses, sem cobrança extra da receita. Mão de obra, apenas R$20.
Pintura das rodas: as rodas estavam com vários ricos. Resolvi pintar de cinza escuro. Não só eliminei os riscos, como achei que o visual do carro ficou muito mais agressivo. Fiz o serviço na Dark Rodas (31-3312-2704, Joel), excelente qualidade e baixo preço. Ficou tão bom, que meu irmão na outra semana foi lá e fez no carro dele.
Suporte para bike: pedalo em média 3x por semana, então precisava ter uma maneira simples e segura de levar a bike no carro. Comprei um suporte para até 3 bikes que fica fixado no espete. É super rápido para colocar as bikes, mas o peso extra pode desalinhar o porta-malas. A melhor opção que encontrei foi na Mop Bike (31.3474-2455), paguei R$169. Um Thule não sairia por menos de R$1200. Fiquei muito satisfeito.
Trava McGard antifurto para rodas: quem já teve um pneu furtado não quer passar por esta situação novamente. Acredito que este seja um dos sistemas mais confiáveis hoje em dia. Existem mais de 8000 segredos, sendo praticamente impossível retirar a roda sem a utilização da chave correta. Além disso, a marca Mcgard é homologado por todas as montadoras do mundo. Comprei na Amazon um conjunto com os 5 parafusos por U$20, um amigo que estava viajando para os EUA trouxe para mim.
Sensor de estacionamento: depois que você se acostuma, não consegue ficar sem. Apesar do Tracker ser um carro relativamente curto, as vezes você se esquece do estepe, que fica pelo menos 25cm além do para-choque, e pode vir a estragar o carro de trás. Sem falar naquela placa que insiste em ficar no ponto cego do retrovisor. Acho um investimento barato e de fácil instalação. Comprei na Ekipar (31.3334-1100), paguei R$120 aproximadamente. A dica é instalar o visor sobre o retrovisor. Fica bom para olhar e evitar que se danifique devido a exposição ao sol quando instalado no painel.
Insulfilm: troquei os antigos que já estavam desbotados pelos 3M na BH Películas (31-3372-9403) por R$180. A garanti da 3M é excelente.
Pneus off-road: Acredito que este é o ponto chave de toda a preparação e fator em que a melhoria mais latente. O Cabuloso, veio com os excelentes pneus BF Long Trail de (225/70/R16) semi-novos, que são a linha de entrada da série fora de estrada, com característica de 90% asfalto e 10% off-road. De imediato, me atendem perfeitamente. Afinal, na melhor das hipóteses, utilizarei este carro 4 dias por mês no fora de estrada. Acredito que o consumo com eles está bem próximo ao do original. Se o carro estivesse com os originais, eu teria trocado pelo General Grabber AT2 na medida 235/70/R16. O grande diferencial a meu ver foi o ganho de elevação na troca de 225/60 para 225/70, provavelmente 2,5cm de ganho.
Estribo ou Rockslider: decidi por não instalar nesta primeira etapa. Usando os estribos, eu perderia o que havia ganho com o Lift. O rockslider da Tecnotrilha me agradou demais, mas como teria que furar a lateral do carro e rebitar, achei uma opção muito agressiva neste momento.
Revisão básica: como recomendado a todo carro usado, troquei óleo, filtro de óleo, filtro de combustível (estava quebrado, bastou trocá-lo para o consumo e a potência melhorar, especialmente a 2ª marcha) e filtro de ar. Fiz tudo isso na SP Imports (31-3378-2020), acredito de que saiu na faixa de R$250, não me recordo bem. Na oportunidade, ainda conferiram os discos e as pastilhas, mas não havia a necessidade de substituição.
Conclusão
Acredito que com baixo custo (menos de R$2500) consegui deixar a viatura em condições de me levar a onde preciso com conforto e segurança, sem comprometer o desempenho no uso urbano. No quesito consumo, dois fatores podem ter influenciado negativamente: o aumento de peso em razão da instalação das proteções e também o lift. Entretanto, acredito que a instalação das velhas Iridium (que teoricamente melhora o consumo) anulou estas mudanças negativas. De um modo geral, não consegui constatar alterações no consumo. Quanto à performance, com certeza houve alguma melhoria. Senti o carro mais potente, melhoria similar a utilização de álcool em carro flex. Outro fator que me preocupava era a estabilidade. Este foi um dos fatores em que pude notar uma sensível melhoria. Antes, sempre que passava em alguma depressão sentia os pneus pegando um pouco. Agora, mesmo em depressões maiores, isto não ocorre. Além disso, nas estradas o veículo costumava balançar muito em curvas mais fechadas, mesmo em velocidade relativamente baixa. Este problema foi definitivamente sanado com os calços. Com a configuração atual meu Tracker está bem mais firme e consequentemente mais seguro. No aspecto visual, o carro está muito mais agressivo e imponente.

Sendo assim, recomendo seguramente minhas preparações para pessoas que utilizam o carro no dia-a-dia e pretendem utilizá-lo eventualmente em algumas trilhas leves e expedições por estradas de terra. Definitivamente, para uma melhor performance off-road (trilhas pesadas), seria necessário partir para preparações mais caras e radicais. Porém, não é o meu propósito inicial.

Boas dicas, valeu!
ResponderExcluirBoa noite! Com calços de 1" e pneus 235/70/R16, não há risco dos pneus encostarem nos para-lamas?
ResponderExcluirObrigado pela visita Marcelo. Abs
ResponderExcluirCaro amigo, 100% eu só tenho do 225/70/R16, que é o que eu uso. A tabela que está no outro post
ResponderExcluir(http://www.mundooutdoor.blog.br/2014/07/preparacao-off-road-para-tracker.html) eu encontrei pesquisando no forum 4x4 Brasil. Acredito que realmente não pegue em nada, qdo for trocar irei usar esta medida. Abs
Estou comprando um TRACKER para voltar ao mundo off-road 4X4 (já corri rally de regularidade qdo mais novo) e foi uma grande boa surpresa encontrar seus posts sobre as preparações que fez no seu. O mais impressionante é que parece que sou eu "pensando" quanto a gastos, usos e tudo mais. Só não entendi pq não investiu em parachoques. Não achou necessário?? No mais, garanto que vou usar suas sugestões e espero que nos encontremos em algum passeio, expedição e trilhas por esses rincões de MG e eu possa te pagar os "royalties" das indicações num almoço. Afinal somos de BH. Também espero que minha namorada se "vicie" em lama e poeira e me acompanhe nessas aventuras. Abçs e boas trilhas
ResponderExcluirBoa noite Paulo, td bem? Fico mto contente quando leio um comentário como o seu, é sempre bom saber que estou ajudando, afinal esta é a proposta do blog. Qto ao carro, procuro ser racional em minhas escolhas. Qdo decidi comprar um 4x4 pesquisei mto, fui de Triton a Jpx, tendo chegado à conclusão de que o Tracker era a melhor opção para as minhas necessidades. Comprei ele há praticamente um ano, e estou mto satisfeito. Não me definiria como um trilheiro, sou mais um passeador off-road. Portanto, o parachoque, snorkel e até mesmo o lift de 2", eu preferi deixar para uma segunda etapa. Até agora não tive problemas, mas como disse, faço apenas trilhas leves, provavelmente para médias e pesadas estes ups serão necessário. Atualmente estou morando em Divinopolis, mas estou sempre em BH visitando meu pai ou fazendo alguma aventura. Será um prazer conhecê-lo. No meu canal tem 2 passeios com o Cabuloso, confere lá (https://www.youtube.com/user/MUNDOOUTDOOR). Qualquer dúvida estou à disposição. Grande abraço
ResponderExcluirExcelentes dicas Fábio! A proteção dificulta muito a troca de óleo? Qual óleo vc tem utilizado?
ResponderExcluirGrato pelas ótimas sugestões!
ResponderExcluirCésar Westin